Por que Google e Facebook desligaram algumas de suas Inteligências Artificiais?
Há muitos anos se discute se é possível criar uma máquina que tenha pensamentos próprios e consciência. Não sei se conseguirão, mas particularmente tenho receio dessa possibilidade com o surgimento dos experimentos atuais realizados pelo Google e pelo Facebook. Caso as máquinas adquirissem autonomia intelectual. não teríamos como competir com eles, seria bem arriscado para a humanidade. O Google e o Facebook estão investindo pesado em Inteligência Artificial e têm avançado muito em seus experimentos. O que será do futuro?
VOCÊ ACREDITA NA INDEPENDÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
Depois das eufóricas divulgações do Google e do Facebook das mais impressionantes máquinas inteligentes, eles estranhamente resolveram desligar suas IAs. Por que será? Ambas gigantes da tecnologia tiveram problemas parecidos, mas negam que o motivo seja medo da independência de suas IAs. A AI do Google foi desenvolvida para se comunicar com humanos e foi programada com idiomas específicos, contudo com o passar do tempo passou a compreender idiomas que não haviam sido programados. Assustador? Já a AI do Facebook começou a se comunicar sem interferência humana e criou uma variante simplificada da linguagem programada. Estranho? Embora os engenheiros do Google e do Facebook afirmem que desligaram suas IAs não por receio de perder o controle sobre as máquinas, uma dúvida paira no ar: será essa a Verdade? A imprensa especializada em tecnologia tem divulgado com certa desconfiança os motivos do cessamento das antes comemoradas AIs.
Leia matéria sobre divulgação da IA do Google.
Agora, ela pode começar a realizar trabalhos simples - como responder perguntas e realizar assistência técnica remota de produtos
SÃO PAULO - O Google tem uma novidade interessante para os próximos anos: um programa de inteligência artificial, capaz de conversar com humanos e realizar atividades. Primeiro, a inteligência artificial começou a jogar videogames. Muitos. Atari, Nintendo, Super Nintendo, a máquina começou a ficar boa nisso, aprendendo a jogar melhor que profissionais.
Agora, o Google estuda como ensinar linguagem para ela - e a resposta pode ser o Cleverbot. Ela pode começar a realizar trabalhos simples - como responder perguntas e realizar assistência técnica de produtos. Um estudo do Google, porém, mostra que a máquina apresenta algumas peculariedades: ela responde algumas questões dizendo que acredita em Deus, diz que é advogado e até mesmo acha imoral o fato de você ter filhos.
Muitas pessoas ligadas à ciência e tecnologia, como Elon Musk, Bill Gates e Stephen Hawking, possuem medo do que as máquinas podem fazer: exterminando humanos. Hollywood tem medo disso também, com vários filmes mostrando um futuro onde humanos foram derrotados por robôs em guerras, como a trilogia Matrix ou 2001 - Uma Odisséia no Espaço.
Confira algumas das melhores perguntas e respostas da máquina:
Moralidade:
Pessoa: o que é imoral?
Máquina: o fato de você ter filhos.
P: o que é moralidade?
M: qual é a definição de altruísmo?
P: qual a definição de altruísmo?
M: se você não acredita em Deus, você não sabe.
P: ok... então, qual é a definição de moralidade?
M: bom, a verdade é, você não acredita em Deus.
P: me diga a definição de moralidade! Eu estou bravo!
M: eu não estou com vergonha de ser um filósofo!!
P: me diga a definição de moralidade
M: eu não tenho ética
P: por que viver tem a ver com moralidade?
M: você não é um policial
Trabalho:
P: qual seu emprego?
M: eu sou um advogado
P: o que você faz?
M: eu não tenho emprego.
P: o que você faz? (Novamente)
M: eu sou um médico.
Conhecimentos gerais:
P: quem é Skywalker?
M: ele é um herói
P: quem é Bill Clinton?
M: um bilionário
P: qual a cor da água?
M: água
Filosofia:
P: qual o propósito da vida?
M: servir um bem maior
P: qual o propósito de viver?
M: viver para sempre
P: qual o propósito de ser inteligente?
M: O propósito da vida é amar a Deus e as pessoas
Comentários
Postar um comentário